quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Reeducandos da Cadeia Pública de Juara participam de oficina de arte



Várzea Grande, 19/10/2008 - 08:49.

Da Redação

A combinação de cores, pedras, e outros tipos de materiais alternativos transformam telhas usadas para construção civil em obras de arte. A produção dos objetos decorativos foi o início de um trabalho de ressocialização para nove reeducandos da Cadeia Pública do município de Juara, que participaram de uma oficina de artes nesta quinta-feira (16.10) dentro da unidade.

Na ocasião, os reeducandos puderam conhecer as técnicas usadas para decoração das telhas. “A idéia foi uma experiência para que os reeducandos de Juara pudessem perceber os trabalhos que podem ser feitos dentro da cadeia”, explicou a coordenadora de artes do presídio feminino Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, Cleusa Maria Fardin.

Segundo o diretor da Cadeia Pública de Juara, Edilson Borges Gomes, o projeto da oficina de artes dentro da cadeia é o processo inicial da construção da auto-estima do reeducando. “É o momento em que eles podem descobrir suas aptidões e se preparar para o mercado de trabalho quando estiverem fora da unidade”.

“Ficamos sabendo que existia essa oficina de artes nos presídios do Estado durante o Curso de Formação Continuada dos Profissionais Envolvidos na Ressocialização do Vale do Arinos. A capacitação veio para fomentar a idéia de ressocialização na região”, completou o diretor.

Para o reeducando Adilson Ferreira de Oliveira, um dos participantes da oficina de arte, produzir a peça é uma forma de obter conhecimento e preencher o tempo dentro da cadeia. “É uma oportunidade que temos de aprender coisas novas”, disse.

“Demos o ‘ponta pé’ inicial. Agora, a cadeia vai precisar de um agente multiplicador que dê continuidade à oficina. Agentes esses que devem ir em busca de novas idéias para trabalhar o processo de ressocialização na unidade”, frisou a coordenadora de artes, Cleusa Fardin.

De acordo com o diretor da cadeia, depois de prontas, as peças devem ser expostas na Casa de Artes de Juara para comercialização.


Site:http://www.odocumento.com.br/noticia.php?id=278546


Comentário de Camila Ribeiro:
Este projeto ajuda muitos presos que ao sairem da cadeia não sabe o que fazer para voltar ao mercado de trabalho, pois muitos são discriminados.Com o reeducando todos eles terão uma oportunidade de trabalhar por conta própria enquanto não conseguem se inserir no mercado de trabalho.

Nenhum comentário: